Conheça o site da Igreja clique aqui

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Qual a razão do Natal ( I João 3 1-10)

Diante do Texto de I João podemos chegar há duas razões porque o Natal aconteceu, ou seja, razões porque o filho de Deus ( Cristo) eterno e divino veio ao mundo como ser humano, joão diz no vers. 5  “ sabeis também que ELE se manifestou para tirar os pecados, e N’Ele não existe pecado “ assim a impecabilidade de Cristo é asseverada – “ N’Ele não há pecado” e o motivo de sua vinda de sua vinda é confirmado – “ Ele se manifestou para tirar os pecados”.

Depois, na segunda parte do versículo 8 João diz: “ Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” o ensino especifico que João focaliza quando diz “obras do diabo” é o pecado que o diabo promove. Vemos isso na primeira parte do vers 8: “ aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o principio”. Então as obras do diabo que Jesus veio destruir são as obras do PECADO.

João nos diz, duas vezes, que jesus veio realmente a este mundo – o Filho de Deus tornou-se homem – para tirar os pecados, ou seja destruir as obras do diabo, isto é, o PECADO. Sabemos que Jesus nasceu de uma virgem, pelo Espirito Santo (Mateus 1.18-20), cresceu “em sabedoria, estatura e graça, diante de DEUS e dos Homens” (Lucas 2.52) e foi perfeitamente  obediente e puro em toda a sua vida e ministério, em todas as coisas, até a morte e morte de Cruz (Filipenses 2.5-8; Hebreus 4.15) – a fim de destruir as obras do diabo para tirar os pecados.

Leia I João 3.1-2:
“Vede que grande amor nos tem concedido o PAI (há aqui um vinculo com a grandeza do amor de Deus), a ponto de sermos chamados filhos de Deus (regenerados); e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo (os perdidos) não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de ve-lo como ele é”

Podemos então considerar quatro observações que unem o texto de I João 3.1-2 à grandeza do amor de Deus, referido em Efésios 2.4 “ Todavia, Deus , que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou “   e responder uma pergunta simples - porque precisamos nascer de novo?

 Na qual essas considerações vai nos dar as respostas

Precisamos nascer de novo porque?

  • 1.      Deus nos tornou seus filhos
Em primeiro lugar, quando o versículo 1 diz que somos “chamados” filhos de Deus, isso não significa que já éramos filhos de Deus. Tampouco significa que já eramos filhos e somente depois Deus passou a chamar-nos assim. Não, o versículo quer dizer que não eramos filhos de Deus. Eramos como o restante do mundo, mencionado no final do versículo 1. Estávamos mortos e excluídos da família (Efesios 2). Então, deus nos chamou de filhos, e nos tornamos filhos de Deus. Vamos observar as palavras “ de fato somos” – “ a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e de fato, somos”(v1). O ensino é: Deus nos tornou seus filhos. Ele fez isso com seu chamado soberano – do mesmo modo como ressuscitou Lázaro dentre os mortos. Ele apenas chamou, e chamando outorgou vida ( João 11.43). isso é o novo nascimento. Deus nos deu vida, como Paulo nos diz em Efésios 2.5.

Precisamos nascer de novo porque?
  
  • 2.       Vemos a grandeza do amor de Deus
Este novo nascimento na família de Deus se deve à grandeza do amor de Deus descrito em I João 3, tal como foi descrito em Efésios 2.4-5: “ podemos ver nestes versículos as maravilhas de Deus para conosco vemos o grande amor que Ele nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus” amados podemos notar aqui que João ficou maravilhado, como Paulo e é exatamente como devemos ou deveríamos ficar -, porque escravos do pecado como nós somos, escravos rebeldes, mortos e indiferentes recebemos vida, nascemos de novo ao ponto de sermos chamados filhos de Deus. João queria que sentíssemos a maravilha desta situação. Por isso, ele começou o texto com “VEDE” ele queria mostrar a Grandeza do amor de Deus.

A terceira observação que precisamos nascer de novo é que:

  • 3.      A nossa perfeição Final esta assegurada
Podemos admirar o amor de Deus que nos deu vida quando estávamos mortos e nos fez nascer de novo, trazendo-nos à família de Deus, assegura nossa perfeição final na presença de Deus, para sempre. Observe como o versículo 2 relaciona três coisas:

O amor de Deus por nós
A nossa vida atual como seus filhos
 E a vida futura, pela qual esperamos

Sabemos que quando Ele se manifestar,  seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é”

João viu um vinculo indestrutível entre o que somos e o que seremos quando Cristo vier. Ele expressou isso por meio de palavra “ sabemos”. “ Agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser ( amados nossa perfeita conformidade com Cristo aguarda sua vinda ). Sabemos que quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele.”

Em outras palavras,a perfeição de nosso estado como filhos certamente virá. Sabemos que virá. Como? Por causa do amor de Deus, somos seus filhos agora. Tudo que falta em nossa adoção é a consumação de nossa transformação, quando virmos Jesus face a face. Sua presença contemplará o processo para todos os filhos de Deus.

A quarta observação e ultima é que devemos ver:

  • 4.       A necessidade do Novo Nascimento
São inúmeras as respostas acerca de uma pergunta simples o que perderemos se não nascermos de novo? Nessa ultima observação tentarei explicar aqui o óbvio: o Novo nascimento é o prerrequisito necessário e uma garantia de nossa perfeição futura na presença de Cristo, para sempre. Ou como Jesus disse “ em verdade em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Ou, usando as palavras de I João 3.

Se não nascermos de novo não veremos a Jesus face a face, nem seremos transformados em sua semelhança, num piscar de olhos. Em vez disso, permaneceremos sob a ira de Deus ( como Jesus disse – João 3.36). ou afirmando-o de modo positivo, se o imensurável amor de Deus nos faz nascer de novo e nos dá nova vida espiritual, em união com Jesus, sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ELE. Por causa do novo nascimento, sabemos que entraremos no reino de Deus.

Então pergunto: qual a Razão do Natal? 

Reconhecer o nascimento de Jesus para nos dar o nosso novo nascimento.

Soli Deo Gloria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário