Conheça o site da Igreja clique aqui

domingo, 22 de janeiro de 2012

Experimentando a Vontade de Deus

Romanos 12.1-2
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Introdução: Em muitas situações da vida quando nos sentimos em dúvida sobre algo precisamos saber qual seria a vontade de Deus para aquela situação.
Na verdade a vontade de Deus já está revelada na Bíblia como Sua Palavra e para conhecer sua vontade basta conhecer suas promessas, pois quantas são as promessas de Deus? temos nele, o sim. (II Coríntios 1.20). Conhecendo as promessas de Deus somos capacitados a receber sua vontade para nossas vidas.

Ilustração: Conta-se que Stanley Jones (Misionário), visitando um leprosário, viu um crente deformado pela doença, o qual, com apenas um dedo na mão esquerda, ainda esboçava o som de um hino conhecido, ao violino. Admirado dirigiu-se àquele homem e ouviu de sua boca que dava graças a Deus pela oportunidade de ainda ter um dedo para tocar!

É preciso se apresentar de forma voluntária a Deus Ele quer que nós nos apresentemos a Ele de coração. Também é importante renovar o entendimento, a mente para conseguir receber e entender o que Deus quer de Nós.

COMO É A VONTADE DE DEUS?
BOA
A vontade de Deus é boa. Jesus disse que tudo que é bom vem de Deus (Mateus 19.17-Tiago 1.17), por isso a vontade de Deus sempre será boa, pois o próprio Deus é bom e tudo que faz também é bom (Gênesis 1.31).

Contudo mesmo sendo boa a sua vontade às vezes Deus nos responde com um não, ou uma espera, ou um sim. Quando a BOA vontade de Deus está de acordo com a nossa, achamos ótimo, mas quando é diferente, não gostamos e muita das vezes o homem se revolta com Deus achando-se superior a ELE, Só que isso não invalida a bondade Divina. Não podemos esquecer que Ele é Deus e nós somos seus servos e devemos obedecer a Ele.

Lembre da história de José um jovem que acreditava na boa vontade de Deus, por isso ele teve forças para perseverar até o fim e foi vitorioso em tudo.

AGRADÁVEL
A vontade de Deus é sempre agradável. Acontece que a humanidade por causa do pecado, perdeu a sensibilidade ou o gosto pelo que é espiritual, pois o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente, mas o que é espiritual discerne todas as coisas (I Coríntios 2.14,15).

Quem ama a Deus não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes tem os eu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmos 1.1,2).

A maior recompensa de quem obedece à vontade de Deus é ter prazer, uma vida de alegria e paz. Os seus mandamentos não são penosos (I João 5.3).

Jonas foi um homen que não sentiu prazer em fazer a vontade de Deus, mas tinha prazer na desgraça do povo de Nínive.

PERFEITA
Deus nunca erra, “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? (Números 23.19)”, por isso Ele é perfeito. Alguns homens de Deus como Gideão, que queria experimentar a vontade de Deus, fizeram uma prova com o Senhor e Deus respondeu de forma perfeita, primeiro colocou uma lã e depois de uma noite de orvalho toda a terra estava seca e a lã encharcada, depois colocou novamente a lã e toda a terra estava molhada e a lã seca “Vê, colocarei uma porção de lã na eira. Se o orvalho molhar apenas a lã e todo o chão estiver seco, saberei que tu libertarás Israel por meu intermédio, como prometeste.  E assim aconteceu. Gideão levantou-se logo cedo no dia seguinte, torceu a lã e encheu uma tigela de água do orvalho. Disse ainda Gideão a Deus: "Não se acenda a tua ira contra mim. Deixa-me fazer só mais um pedido. Permite-me fazer mais um teste com a lã. Desta vez faze ficar seca a lã e o chão coberto de orvalho. E Deus assim fez naquela noite. Somente a lã estava seca; o chão estava todo coberto de orvalho. (Juízes 6.37-40).

Uma vez a vontade de Deus revelada e obedecida, nada impede que venha a vitória.

EXPERIMENTE FAZER A VONTADE DE DEUS

Muitas vezes o homem experimenta tudo, mas deixa de experimentar Jesus. Faz de tudo, mas não faz a vontade de Deus, querem fazer somente a vontade do homem, declarando e recebendo querendo ser prospero em tudo (financeiramente), ou seja, querem receber somente as coisas boas aos olhos do pecador, mas você já parou para analisar que Jeremias nos ensina que devemos reconhecer nosso pecado e devemos experimentar a cada dia a vontade do Senhor?

Não precisamos temer a vontade de Deus, pois ela é boa, perfeita e agradável, contudo nossa vontade é ruim, imperfeita e desagradável, somos inimigos de Deus por causa do nosso pecado natural e carecemos da Graça e Misericórdia de Deus.

QUAL SERIA A VONTADE DE DEUS PARA VOCÊ?

As escrituras nos ensina, citarei três versiculos abaixo para sua analise e meditação.

E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ELE me deu, mas os ressuscite no último dia.  (João 6.39).

Porque esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; (I Tessalonicenses 4.3)

Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco. (I Tessalonicenses 5.15-18).

Soli Deo Gloria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário