Conheça o site da Igreja clique aqui

domingo, 29 de maio de 2011

Qual o Papel da Igreja na Sociedade?

Hoje em dia, muitas pessoas entendem a igreja como um prédio. Esta não é a compreensão bíblica da igreja. A palavra igreja vem da palavra grega “Ecclesia”, que é definida como “uma assembléia” ou “os que foram chamados”. O significado primário de “igreja” não é de um prédio, mas de pessoas. É irônico quando você pergunta às pessoas qual igreja freqüentam.

Geralmente, respondem com os nomes de suas denominações e se esquecem que fazem parte da igreja de Cristo, seu corpo, reunião dos santos. Muitas vezes, eles se referem à prédios. Lendo Romanos 16:5: “...Saudai também a igreja que está em sua casa”, percebe-se que Paulo se refere à igreja em sua casa e não à igreja-prédio, um corpo de crentes.

Amados, então pergunto: qual o papel da verdadeira igreja de Cristo diante da sociedade? Temos visto, infelizmente, “igrejas e lideres” se preocupando somente com os bens materiais e financeiros, querendo construir mega-templos, pedindo além do normal para dar por obrigação, por barganha, esquecendo-se dos ensinamentos da segunda carta aos Coríntios 9:7. Meus irmãos, temos visto líderes querendo muito mais, induzindo a igreja a que façam mega eventos, festas ou encontros pagos para obter lucros. Infelizmente, temos visto líderes se apoderando de muitos bens (carros do ano, aviões, mansões), o que não é pecado desde que não seja manipulando pessoas humildes que buscam a Deus com sinceridade.

Como está a sua igreja? Pois as escrituras nos ensinam em Mateus 28:19-20 que “devemos fazer discípulos de todas as nações e ensinar a obedecer  tudo que foi ordenado por Cristo Jesus”. Você já parou para analisar quantos templos estão sendo abertos com o intuito de arrecadar além do normal? Campanhas atrás de campanhas? Dias atrás me entristeci ao saber que uma determinada igreja fez uma campanha absurda: “ A campanha do sabonete”. 

Esta ocorreu com o intuito de passar o sabonete “ungido” pelo Pastor na sua enfermidade e que a pessoa ficaria curada. Meus irmãos, onde está sua fé? Na unção do Pastor, no sabonete ou em Cristo? Onde as escrituras nos ensinam isso? Você já parou para analisar também sobre o propósito da igreja na sociedade? Não seria pregar o evangelho de maneira simples, com exposição das Escrituras, ajudando aos domésticos da fé?

Esta semana passei por duas situações. Na primeira, uma pessoa me fez a seguinte pergunta: “Por que o crente deve ajudar aos necessitados, especialmente aos domésticos da fé?”.  A minha resposta foi que era um preceito bíblico e que encontraria a resposta em algumas referências das Escrituras. 

Gálatas 6:10 afirma:  “Façamos bem a todos especialmente aos da família da fé”.  
Salmo 41.1: ” Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade”. 

Na segunda situação, uma determinada igreja inaugurou mais um templo, comemorando como se fosse uma passagem de ano, soltando fogos e mais fogos, chamando a atenção para si. Então pergunto: que evangelho é esse? Será que Deus quer isso de nós? Será que isso é adoração? É isso o que as Escrituras nos ensinam?   Enquanto igrejas fazem grandes eventos, gastando sem necessidade, existem pessoas no nosso meio carecendo de um prato de comida para sua família. Precisamos refletir acerca dessas coisas, pois a verdadeira igreja de Cristo ensina, vive e prega as escrituras.

Amados, a igreja é o Corpo de Cristo. Efésios 1:22-23 diz: “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” O Corpo de Cristo é feito de todos os crentes, desde o tempo de Pentecoste até ao Arrebatamento. O Corpo de Cristo consiste de dois aspectos:

1- A igreja universal (sentido de universo eleitos de Deus efésios 1:4) é a igreja que consiste de todos aqueles que têm um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. I Coríntios 12:13-14 diz: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.” Percebe-se que aquele que Deus predestinou em Amor (efésios 1:5) é parte do corpo de Cristo. A verdadeira igreja de Deus não é nenhum prédio em particular ou denominação. A igreja universal de Deus é composta por todos os que já foram redimidos e receberam a salvação através de Cristo Jesus.

 
2- A igreja local é descrita em Gálatas 1:1-2: “Paulo, apóstolo ... E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia.” Aqui vemos que na província de Galácia havia muitas igrejas: o que chamamos de igreja local. Uma igreja Batista, igreja Luterana, igreja presbiteriana, etc, não é a igreja, como a igreja universal, são denominações. A igreja universal é composta por aqueles que já confiaram em Cristo para salvação. Estes membros da igreja universal deveriam buscar a edificação em uma igreja local.

Resumindo, a igreja não é um prédio, ou uma denominação. De acordo com a Bíblia, a igreja é o Corpo de Cristo: todos aqueles que já colocaram sua fé em Jesus Cristo para salvação (João 3:16; I Coríntios 12:13).

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário