Conheça o site da Igreja clique aqui

domingo, 25 de março de 2012

A Doutrina da Eleição

Todos os que Finalmente serão salvos, foram escolhidos por Deus Pai para a salvação antes da fundação do mundo e foram dados a Jesus Cristo, no pacto da graça ( Ef 1.4-5, II Ts 2.13, IPe 1.2, 2.9, Jo 6.37, Rom 8.33, Jo 10. 27-29.). 


" A doutrina da eleição encontra forte resistência no coração dos homens, e, assim é necessário  examinar com atenção a sua reivindicação à nossa crença. Visto tratar-se de um ato da mente divina, nenhuma prova de sua veracidade pode ser melhor do que o testemunho das escrituras. Portanto, cumpre-nos acolher o ensino Biblico sobre o tema sem exitação ou desconfiança. Que todas as nossas opiniões preconcebidas e todos os nossos raciocínios carnais se dobrem perante a autoridade da santa Palavra de Deus."

As Escrituras ensinam claramente que Deus tem um povo eleito, escolhido: analisemos o vs 'quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?' (Rm 8.33); 'Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai' (1 Pe 1.2); ' Não fará Deus justiça aos seus escolhidos?' (Lc 18.7); 'Vós porém, sois raça eleita' (1 Pe 2.9); 'Deus vos escolheu desde o principio para salavação' (2 Ts 2.13); 'Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo...'(Ef 1.4).

"Quaisquer que possam ter sido nossos preconceitos contra a doutrina da eleição, tal como tem sido defendida e ensinada por alguns ministros religiosos, não podemos negar entretanto que esta é uma doutrina biblica, porque pelo menos em certo sentido, ela esta nas escrituras; e não podemos rejeitá-la, sem também rejeitar o Livro Inspirado. Temos o dever de receber a doutrina por causa da autoridade de DEUS, e nada mais nos resta fazer, senão um esforço honesto para compreender a doutrina tal como é ensinada nas sagradas escrituras.

A Biblia ensina claramente que o povo de Deus foi escolhido para salvação: " devemos dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, por isso que Deus vos escolheu desde o principio para salvação." (II Ts 2.13).

"As palavras do apóstolo Paulo, em Romanos 9.6, demonstram que a eleição para salvação é diferente da eleição nacional: " Nem todos os de Israel são de fato israelitas"; " sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça"(Rom 11.5). A eleição nacional compreendida todo Israel segundo a carne, mas eleição da graça incluia apenas aqueles que finalmente serão salvos. Estas pessoas não foram escolhidas meramente para receberem os meios da salvação, porque esses meios foram outorgados a toda nação d Israel. Antes, foi uma escolha para própria salvação, e que, portanto, aplicava-se ao "Remanescente" e não a nação inteira.

"As escrituras ensinam que a eleição é pela graça e não pelas obras: " não de obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2.9). " E se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça"(Rom 11.6). Este assunto é ilustrado pelo caso de Jacó e Esau, dos quais Jacó foi escolhido, antes mesmo das crianças terem praticados o bem ou o mal. Ao aplicar esta ilustração, Paulo diz: " (para que o propósito de Deus, quanto a Eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama - Rom 9.11"

" Os eleitos são escolhidos, não porque Deus prevê neles fé e boas obras; mas, em parte, para que possam ter fé e praticar boas obras. O ato de Deus eleger alguns  não outros, tem explicação em sua vontade soberana. Ele tem misericórdia de quem quer, e também endurece a quem lhe apraz (Rom 9.18).

                                                                                                                            Soli Deo Gloria

4 comentários:

  1. Irmão Alexandre Valle, Paz Seja contigo.

    Alguém descreveu uma analogia bastante didática quanto a questão da "predestinação", a qual gostaria de compartilhar, sem que a mesma represente algum tipo de ofensa aos irmãos que se denominam calvinistas.

    RESUMO – No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. Deus escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. Cristo é o Capitão e Piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em Cristo. Enquanto permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. Caso alguém abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que Deus preparou para quem nele permanece. Deus convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante Jesus Cristo.

    Permita-me fazer algumas ponderações sobre a conduta de alguns que se intitulam calvinistas e por conseguinte, "predestinados à salvação":

    1 - Se alguém foi predestinado à salvação, esse mesmo não precisará testemunhar Jesus (Sal e Luz) e consequentemente não sofrerá perseguição.

    2 - Não se fará necessário também lutar espiritualmente com a pregação da Verdade pelas almas daqueles que estão no caminho da perdição. Espera-se apenas que os "predestinados" compareçam aos respectivos templos de "teologia calvinista".

    3 - Enfim, basta enganar-se a si mesmo e transferir toda batalha de evangelismo espiritual(sem pagar o ônus) para um período futuro, onde afirmam que, os que estiverem vivos em tal período, "supostamente" pagarão o preço de morrerem como mártires do Evangelho.


    Conclusão:

    Se no tempo do Evangelho da Graça, onde o Espírito Santo fortalece a Igreja com poder para testemunhar Jesus, alguns supostamente predestinados, escolhem pertencer ao grupo das noivas Néscias; como acreditar que no governo do anticristo, esses defensores de tal teologia, terão coragem de serem fiéis até a morte?

    APENAS PARA MEDITAR!

    Um abraço do Discípulo,
    J.C. de Araújo Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ofendendo também são fazedores de analogias como essa que o povo vem interpretando a Biblia de maneira errada daqui a pouco vamos crer, que Deus elegeu a arca, não Noé, e os casais de baratas e pulgas sobreviventes ao dilúvio usaram seu livre arbítrio para salvar-se - os que ficaram adoravam uma piscina. Ora, pois!

      Excluir
    2. Outra questão é quanto ao seu posicionamento no ponto 1 - leia João 10:14-16 diz o seguinte " Eu sou o Bom Pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a vida pelas ovelhas. tenho outras ovelhas que não são desse aprisco. é necessário que eu as conduza também, elas ouviram a minha voz, e haverá um só rebanho e um só Pastor"

      Outro texto que fala acerca da predestinação ou eleição claramente é João 17:9 quando Jesus ora pelos discipulos rogando por eles " não estou rogando pelo mundomas por aqueles que me deste, pois são teus.

      Leia também efésios 1 e 2.

      Portanto prezado irmão Araújo eu sou um decaido sem forças para buscar a Deus e que se não fosse pela graça e Misericórdia de Deus para me escolher com certeza estaria no inferno, l

      Lembrando de uma coisa para meditação. "

      Será que o homem pecador esta condicionado mesmo a escolher a salvação? Para se tomar qualquer decisão não precisamos estar condicionado a alguma coisa? se nossa condição e sermos escravo do pecado então concluimos que temos liberdade em que o homem não é livre a escolher nada.

      Excluir
  2. Irmão Alexandre.

    Estou aguardando a sua visita, pois o seu comentário é importante no meu espaço.
    Passa lá e confira, estou divulgando o seu blog.
    Retornarei em breve...

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir